Últimas Notícias (edição nº 7)
OBS: para ler os arquivos em PDF, faça o download do Acrobat Reader em www.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html. No caso de dúvida, entre em contato conosco.

# DO BRASIL:

Concursos

>> A Universidade Federal de Uberlândia, instituição localizada no Triângulo Mineiro a 600 km de Belo Horizonte, realizará concurso público para professor-adjunto na área de Antropologia, com contrato pelo regime jurídico único dos servidores públicos federais, entre outubro e novembro de 2001. Tão logo o edital seja publicado será disponibilizado no site da Instituição: www.ufu.br, que oferece curso de graduação em Ciências Sociais já reconhecido pelo Mec; curso de especialização em Sociologia; com possibilidades ainda de abertura de um mestrado em Ciências Sociais no médio prazo. Para maiores informações: (34) 3239-4238 e decis@ufu.br.

>> Estão sendo realizadas as provas de seleção dos Cursos de Mestrado em Antropologia e de Mestrado em Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Veja mais.

>> O Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG realizará concurso para professor doutor neste segundo semestre de 2001. Será aberta uma vaga na área de Antropologia. O site do Departamento é http://kant.fafich.ufmg.br/soa.


Grupos de pesquisa

>> Foi criado um grupo de pesquisa sobre relatos de viagem no www.nossogrupo.com.br. Clique aqui para maiores informações. No caso de dúvidas, escreva para Paulo Nery da Faculdade de Artes Filosofia e Ciências Sociais - Universidade Federal de Uberlândia.


Lançamentos

>> Editora 34 e Pletora convidam para a festa de lançamento da Revista Sexta Feira n. 6 ]Utopia[, no dia 19/12/01 às 20 horas, no Central das Artes, Rua Apinagés 1081, Perdizes, São Paulo. Veja o convite.

>> Mundicarmo Ferretti lança seu novo livro: "Encantaria de 'Barba Soeira': Codó, capital da magia negra?" (Siciliano, 2001, 202 páginas. Ilustrado com desenhos de Ciro Falcão. R$ 25,00 - a confirmar). O livro versa sobre o Terecô - religião de origem africana tradicional de Codó (interior do Maranhão) -, a forma como ele foi e é encarado pelos terecozeiros, retratado na literatura e que está aparecendo na "mídia", além de fornecer uma descrição de rituais e de colocar o leitor em contato com codoenses e pais-de-santo maranhenses, através de seus depoimentos. O livro suscita uma reflexão sobre diversidade cultural, discriminação religiosa e acusação de magia negra, envolvendo diversos segmentos da sociedade brasileira.

>> O lançamento nacional do livro de Patrick Menget, "Em nome dos outros. Classificação das Relações entre os Txicão do Alto Xingu" (Lisboa, Museu Nacional de Etnologia, Assírio e Alvim, Julho de 2001), aconteceu no Cirs / Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Patrick Menget é professor da Ecole Pratique des Hautes Etudes e investigador do laboratório de Antropologia Social de Nanterre e do Centre National de Recherche Scientifique - CNRS (Paris - França). Em seu estudo, realizado sob a orientação de Claude Lévi-Strauss, o autor analisa a organização social dos Txicão do Alto Xingu, que acabava de experimentar os primeiros contatos com os brancos, sem conhecimentos lingüísticos do português e cuja língua era desconhecida. É também esse projeto de aprendizagem que o autor descreve antes de analisar com particular detalhe a inserção dos Ikpeng (Txicão) no conjunto dos povos do Xingu, seu sistema de parentesco e denominação e as suas relações com outros índios. 


Projetos e Programas

>> Foi criado o Núcleo Transdiciplinar de Estudos
do Patrimônio
, no Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão. Para aqueles que tiverem interesse, a Comunidade Virtual de Antropologia disponibiliza, a pedido do professor e coordenador das atividades Alexandre Fernandes Corrêa, o Projeto de Criação com o texto explicativo. Veja mais.

>> Programa Políticas da Cor da UERJ objetiva aprovar 40 projetos que visem ações afirmativas para o negro no ensino superior. Maiores informações podem ser encontradas em www.politicasdacor.net 


Premiações 

>> A antropóloga e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora Leila Amaral recebeu no dia 19 de maio de 2001 o Prêmio Jabuti 2001 de literatura na categoria Religião pelo seu livro "Carnaval da Alma: comunidade, essência e sincretismo na Nova Era". Leia o artigo escrito pela antropóloga Léa Freitas Perez, que comenta o livro de Leila.


Revistas 

>> Chamada de artigos: A Revista Temáticas dos pós-graduandos em Ciências Sociais da Unicamp, solicita artigos para seus dois próximos dossiês, cujos temas são
"trabalho" e "nação e conflito". Os artigos devem ser enviados à revista até 31/12/2001. Maiores informações sobre formatação dos artigos e endereços: tematicas@yahoogroups.com.

>> Campos. Revista de Antropologia Social. Chamada de artigos: instruções aos colaboradores estão disponíveis em www.geocities.com/antroposocial.


Conferências, Congressos, Fóruns, Jornadas, Reuniões, Seminários

>> Aconteceu o XXV Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, no período 16 a 20 de outubro de 2001, em Caxambu/MG. Vale lembrar que os resumos dos grupos de trabalhos dos anos anteriores estão disponíveis no site da Instituição: www.anpocs.org.br/encontro.htm.

>> IV Reunião de Antropologia do Mercosul -
Etnografia e Antropologia

A comissão organizadora da IV RAM encaminha a primeira circular com a chamada de inscrição de trabalhos. A recente reformulação do formato da Reunião da Associação Brasileira de Antropologia foi adotada como modelo para a IV RAM, a ser realizada em Curitiba entre os dias 11 e 14 de novembro de 2001. O novo formato favorece a consolidação das reuniões como um espaço de efetiva interlocução entre os antropólogos de diferentes instituições e países e em diferentes estágios de sua formação. As propostas de Simpósios e Fóruns de Pesquisa devem ser enviadas até o dia 30 de abril de 2001.

Clique aqui e leia a circular da IV RAM, ou acesse o site www.idealiza.com.br/antropologia.

>> Forumdoc.bh.2001. 5° festival do filme documentário e etnográfico. Fórum de antropologia, cinema e vídeo. 09 a 18 de novembro de 2001 em Belo Horizonte/MG. As inscrições estão abertas até 08 de outubro de 2001. Tenha acesso às fichas de inscrição em português e inglês. Maiores informações podem ser encontradas em www.filmesdequintal.com.br.

>> O Riso da Terra acontecerá em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba - nordeste brasileiro - no período de 18 de novembro a 02 de dezembro de 2001. Evento mundial de caráter cultural, O Riso da Terra é uma conspiração em torno da alegria. Uma vasta programação reunirá a tradição dos artistas cômicos populares e os artistas mais representativos das novas tendências da cena cômica mundial, com o objetivo de avaliar e criar um intercâmbio da produção artístico-cultural deste início de milênio.O Fórum reunirá de 26 a 30 de novembro de 2001 personalidades do mundo acadêmico, artístico e científico para apresentação de trabalhos sobre a cultura popular e os vários aspectos do riso nas diversas áreas do conhecimento, seguido de mesa/debate. Veja mais.


# DO EXTERIOR:

>> IV Congreso Chileno de Antropología: "Los Desafíos de la Antropología: Sociedad Moderna, Globalización y Diferencia"  

Data: 19 a 23 de novembro 2001 
Local: Departamento de Antropología - Universidad de Chile - Santiago de Chile

O prazo de inscrição de trabalhos é 27/04/2001, sendo que eles devem ser enviados para ca2001@uchile.cl. Veja mais: http://rehue.csociales.uchile.cl/antropologia/congreso.htm

 

Topo